Atualmente ouvimos muito sobre como envelhecer de forma saudável, um assunto, podemos dizer, que está “na moda”. Porém este tema vai muito além do assunto do momento, é algo que realmente devemos nos atentar e dedicar para que ele aconteça! Alguns começam cedo, outros mais tarde e há, ainda, aqueles que desistem no meio do caminho, mas só digo uma coisa: nunca é tarde para (re)começar!!
Todos nós em algum momento da nossa vida podemos nos fazer estas perguntas: “Como eu quero estar em 10 anos?”, “Como eu quero envelhecer?”.
Sabe-se que no envelhecimento passamos por várias mudanças fisiológicas que são naturais do próprio envelhecimento, e nomeamos este processo de senescência. Já os efeitos acumulativos do processo fisiopatológico, ou seja, o envelhecimento patológico, chamamos de senilidade. Portanto, conseguimos atuar no processo da senilidade, a fim de controlar as complicações de doenças crônicas pré-existentes, e se manter o mais ativo possível para que a senescência ocorra tranquilamente e você continue aproveitando sua vida.
Outro questionamento que faço para meus pacientes: “O que é qualidade de vida para você?”.
Claro que cada um tem suas prioridades e princípios, mas, para mim, qualidade de vida seria conseguir chegar aos 80, ou até mesmo aos 90 anos, o mais independente possível, pelo menos conseguindo executar minhas tarefas básicas de vida diária sozinha.
Ou seja, manter minha capacidade de deambular, mesmo que com auxílio (bengala ou andador), conseguir tomar banho, me vestir, ir ao banheiro e me alimentar sem a estrita dependência de terceiros, conseguir levantar da minha cama a hora que bem entender. E, se não for pedir demais, com minha cognição preservada!
O ato de envelhecer é um fator de risco para demência, portanto, todos que envelhecerem estarão susceptíveis a desenvolver demência! Agora, se o fizermos de uma forma equilibrada, sem vícios, com bons hábitos de vida e controlando nossas doenças já existentes, há possibilidade de nos acometer de uma forma mais branda ou mesmo não acontecer.
A saúde do idoso é complexa, multifatorial! Devemos considerar além do aspecto físico, nossa mente, funcionalidade, autonomia, suporte familiar, financeiro e social. Quanto maior o equilíbrio entre estes fatores, melhor será seu envelhecimento!
E o que podemos fazer então para envelhecer bem, de forma saudável?
Não existe fórmula mágica, suplemento vitamínico milagroso da farmácia… Existe uma boa alimentação e atividade física! Não falei que seria fácil… Os benefícios da atividade física são inúmeros, além da proteção contra eventos cardiovasculares, temos a prevenção da sarcopenia. A sarcopenia nada mais é que a perda de força e/ou massa muscular com o passar dos anos. Esta perda acontece normalmente com o envelhecimento, por isso precisamos nos manter ativos fisicamente para reduzir suas consequências. Nosso corpo foi feito para se movimentar e não para ser sedentário! Atividade física é remédio, não tomamos remédio porque gostamos, e sim porque é necessário!